Área Restrita

Galeria de Fotos

Planejamento Estratégico – Hora de refletir sobre processos

Atualizado em 11/01/2016 12:38

POST SITE

via FNQ

Entenda a importância de aproveitar o momento de planejamento para aprimorar processos das organizações

Refletir sobre os aspectos que estimulam o planejamento estratégico é fundamental para definir as ações de uma organização. “Não há dúvidas quanto à importância de incentivar iniciativas que valorizam a excelência, por isso, os gestores precisam reconhecer que pensar estrategicamente é a sua atribuição mais importante”, afirma a instrutora e especialista da FNQ Maria Cristina Costa.
Para ela, o planejamento estratégico deve ser um evento organizado para que o estabelecimento de metas aconteça de forma desdobrada, mas sempre em um único momento, com todas as áreas de interesse reunidas. “Dessa forma, se houver necessidade de uma nova definição de metas, basta reunir as pessoas para renegociar aquele nível em que as coisas não estão sendo feitas a contento”, ressalta.
Portanto, o momento de planejamento estratégico é uma oportunidade de pensar diferente e alinhar as demandas em relação às pessoas. “Cabe aos gestores, e não aos funcionários, planificar e decidir as prioridades das atividades, ou seja, é dever da liderança integrar as informações, as demandas e organizar a rotina de trabalho de sua equipe de forma objetiva e eficiente”, explica Maria Cristina.
Nesse contexto, é importante assegurar que nenhum colaborador fique sobrecarregado de funções, assim, é possível estimular a produtividade dentro dos limites de competência e qualidade de cada um.
A definição de metas de uma organização acontece ao final de cada ciclo de planejamento estratégico. “Esse processo leva bastante tempo para ser finalizado porque precisamos negociar e, muitas vezes, rever algumas ações para chegar à melhor solução para a empresa”, comenta Maria Cristina. “Trata-se de um desafio possível, que demanda esforços para a preparação, mas que apresenta excelentes resultados, pois,  ao final do evento, cada um sabe exatamente o que precisará entregar para que aquelas estratégias sejam alcançadas”, finaliza.

Associados Convenentes