Área Restrita

Entrevistas

Pavani Jr. – “Gestão por Processos proporciona até três vezes mais com os mesmos recursos.”

Atualizado em 25/06/2015 08:57

Nos dias 09 e 10 de junho o Programa Paraibano da Qualidade realizou em parceria com a GAUSS Consultores Associados o curso de Gestão por Processos. O curso foi ministrado pelo Professor Orlando Pavani Junior que é Diretor Executivo da Gauss Consultores Associados, Mestre em Administração Integrada e Mestre em Administração e Desenvolvimento Empresarial, além de ser um Profissional Certificado CBPP® (Certified Business Process Professional) pela ABPMP Brasil.

A equipe do PPQ conversou com o professor sobre Gestão por Processos e sobre as empresas em que ele atua.

Confira:

Como surgiu a Gauss Consultores Associados?

– A GAUSS é uma empresa de 25 anos de vida, surgiu em 1990 com a proposta de prestar serviços de excelência em gestão em três grandes áreas: consultoria em excelência da gestão, consultora em inteligência competitiva e consultoria em vendas complexas, existia uma quarta divisão que era a consultoria em comportamento humano, que acabou se tornando uma outra empresa chamada Olho de Tigre,  que trata de cultura organizacional e mudança de comportamento.

Principais benefícios da Gestão por Processos?

– Eu costumo dizer que o principal benefício é fazer com que a gestão vença o gestor. Que os processos sejam vencedores das vaidades gestoras, de tal forma que possamos compreender que o poderoso não é aquele que burla o processo, mas sim aquele que se submete e melhora o processo. O gerenciamento por processos proporciona a realização de três vezes mais com os mesmos recursos. E é uma metodologia que pode ser implementada em empresas que qualquer segmento e porte.

AnUeJQS2PdVbiG9viVnKR3YTob_A0gLqYCNW3AXVYJY3

Curso de Gestão por Processos ministrado em João Pessoa nos dias 09 e 10 de junho.

CBPP® é uma certificação profissional registrada da ABPMP International que atesta conhecimento, experiência e prática em Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM – Business Process Management). Qual é a posição do Brasil no ranking de pessoas certificadas?

– Hoje nós temos um pouco mais de mil pessoas certificadas CBPP no Brasil, precisamos de pelo menos 6 mil pessoas certificadas. Ainda assim somos o país com o maior número de profissionais com certificação CBPP no mundo, o segundo lugar é da Alemanha que possui menos de 600 e o terceiro lugar é dos Estados Unidos que tem menos de 500. Então, hoje o Brasil é o maior player de CBPP do mundo, porém ainda estamos muito distantes do que precisamos ter.  Acredito que isso acontece porque a certificação ainda é pouco conhecida e exige uma competência diferenciada.

Como o Sr. avalia o trabalho do Programa Paraibano da Qualidade?

– É de vital importância, um exemplo que deve ser seguido no Brasil inteiro por se tratar é uma instituição que não só está alinhada a excelência, mas também com as melhores práticas, os melhores conceitos e conta com profissionais que podem ajudar de alguma forma. Então, eu penso que deveria ser uma pratica disseminada por todo o país.

Fonte: Rafael Alexandre – Assessoria de Comunicação PPQ