Entenda mais sobre o Fundamento Pensamento Sistêmico

O Fundamento Pensamento Sistêmico tem como conceito a “compreensão e tratamento das relações e interdependência e seus efeitos entre os diversos componentes que formam a organização, bem como entre estes e o ambiente com o qual interagem”.

  • IDEFINIÇÃO DOS INDICADORES ESTRATÉGICOS

Segundo a Fundação Nacional da Qualidade (2002), um indicador de desempenho é um dado ao qual se atribui uma meta e cuja tradução periódica é submetida à atenção dos gestores de uma organização, no qual foram identificados três níveis básicos de hierarquia para os indicadores de uma organização. Estes podem ser:

INDICADORES DO NÍVEL ESTRATÉGICO: são usados para avaliar os principais efeitos da estratégia nas partes interessadas e nas causas desses efeitos, refletindo os objetivos e as ações que pertencem à organização como um todo (cadeia de valor), e não a um setor ou processo ponta a ponta específico.

INDICADORES DO NÍVEL GERENCIAL: são usados para verificar a contribuição dos setores (departamento ou unidades) e/ou dos processos ponta a ponta organizacionais à estratégia e para avaliar se esses setores e/ou processos ponta a ponta buscam a melhoria contínua de forma equilibrada.

INDICADORES DO NÍVEL OPERACIONAL: servem para avaliar seus processos ponta a ponta, os subprocessos ou padrões de trabalho individuais estão sujeitos à melhoria continua e à busca da excelência.

A definição de indicadores estratégicos tem por objetivo avaliar a implementação das estratégias, o estabelecimento de metas de curto e longo prazos a elas vinculadas, como também, a montagem dos planos de ação para sustentar o alcance das metas.

PPQ - Programa Paraibano da Qualidade

Contatos

  • (83) 3244-1888
  • ppq@ppq.com.br
  • Av. Júlia Freire 1200 Sala 402
    Metropolitan Shopping Empresarial
    Expedicionários - João Pessoa - PB