Entenda mais sobre o fundamento Parte Interessada

Cada fundamento do Modelo de Excelência da Gestão (MEG) é composto de temas, que são expressos em características tangíveis, mesuráveis quantitativamente ou qualitativamente, por meio de processos e seus respectivos resultados.

  • Identificação das Partes interessadas

Stakeholder, traduzido para o português como “parte interessada” ou “interveniente”, pode ser entendido como todos os envolvidos no processo de uma organização, podendo ser: cliente, força de trabalho, fornecedor, sociedade, governança, acionistas, etc. Dessa forma, toda organização deve atender as necessidades e expectativas de todas as suas partes interessadas, para assim, criar uma existência estável e duradoura.

De acordo com Hitt (2005), as organizações possuem uma dependência com todos os seus stakeholders, criando dependência que sofre variações, dependendo dos interesses relacionados de cada parte.

É fundamental identificar quais stakeholders se relacionam com a organização, afetando-a e sendo por ela afetados, e assim, priorizar para manter o equilíbrio da demanda.  É importante considerar na definição das estratégias, as necessidades e expectativas das partes interessadas, bem como, medir, monitorar e associá-las aos indicadores de desempenho da organização, permitindo um relacionamento que gere valor e satisfação para todos os stakeholders.

De acordo com a FNQ (2016) as partes interessadas são classificadas em tradicionais e não-tradicionais.

Tradicionais: Controlador, Cliente, Fornecedor, Sociedade, força de trabalho.

Não-Tradicionais: Governos, órgãos reguladores, sindicatos, parceiros, imprensa, gerações futuras, investidores, etc.)

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