Entenda mais sobre o Fundamento Orientação por Processos

Todo trabalho importante realizado nas empresas faz parte de algum processo. (GRAHAM e LEBARON, 1994). Todo produto ou serviço que uma empresa oferece é fruto de um ou mais processos, sendo que processo é qualquer atividade ou conjunto de atividades que toma um input, adiciona valor a ele e fornece um output a um cliente específico. (GONÇALVES, J. E. L, 1997).

Da mesma forma, um processo é um grupo de atividades realizadas numa sequência lógica com o objetivo de produzir um bem ou um serviço que tem valor para um grupo específico de clientes (HAMMER e CHAMPY, 1994). Toda organização concentra esforços para atender clientes, para isso é necessário entender bem as necessidades e expectativas dos mesmos, para que a empresa venda com êxito seus bens e serviços, caso contrário a organização está sujeita ao fracasso.

Tipos de Processos

Para isso, existem três categorias de processos empresariais, segundo (GONÇALVES, 2000):

  • Os processos de negócio (ou de cliente) são aqueles que caracterizam a atuação da empresa e que são suportados por outros processos internos, resultando no produto ou serviço que é recebido por um cliente externo”;
  • Os processos organizacionais ou de integração organizacional são centralizados na organização e viabilizam o funcionamento coordenado dos vários subsistemas da organização em busca de seu desempenho geral, garantindo o suporte adequado aos processos de negócio;
  • E os processos gerenciais são focalizados nos gerentes e nas suas relações (GARVIN, 1998) e incluem as ações de medição e ajuste do desempenho da organização.

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