Entenda mais sobre o Fundamento Aprendizado Organizacional e Inovação

Segundo a Fundação Nacional da Qualidade (2017), o Aprendizado Organizacional e Inovação tem como conceito: busca e alcance de novos patamares de competência para a organização e sua força de trabalho, por meio da percepção, reflexão, avaliação e compartilhamento de conhecimentos, promovendo um ambiente favorável à criatividade, experimentação e implementação de novas ideias capazes de gerar ganhos sustentáveis para as partes interessadas.

  1. Diagnóstico organizacional, identificando os pontos fortes e as lacunas na gestão

Refere-se as ferramentas e metodologias utilizadas pelas organizações para identificar os processos executados com excelência pela empresa, bem como, os que necessitam de uma reformulação ou revisão.

As organizações podem investir em diferentes mecanismos para realizar a avaliação de gestão das suas organizações. Entre as diferentes formas, destaca-se:

  • Auditorias internas e externas

As auditorias têm como objetivo realizar um exame cuidadoso e sistemático sobre as atividades desenvolvidas pela empresa. Verificando se os processos estão de acordo com o que foi planejado ou definido previamente, se foram implantadas com eficácia e se são adequadas aos objetivos definidos.

As auditorias podem ser divididas em internas e externas.

Externas: são realizados por auditores externos, sem relações com a empresa, e com o objetivo de evidenciar o cumprimento das normas e regulamentos estabelecidos na sua concepção.

Internas: é um processo estruturado e realizado pela organização. Onde, geralmente, é criada uma comissão de controle da qualidade para a verificação do cumprimento dos processos estabelecidos.

  • Avaliação de Gestão

São as avaliações ou certificações que as empresas se voluntariam a participar, a fim de identificar suas lacunas de gestão e quais as orientações que podem ser seguidas a fim de melhorar a gestão.

Estes diagnósticos podem ser mais específicos como ISO 9001, GPTW e ONA ou mais abrangentes, como é a proposta do MEG 21 que permeia por toda a organização.

  • SWOT

É a análise dos ambientes internos e externos, sendo usada como base para o planejamento estratégico possibilitando realizar a análise de cenários. A identificação dos pontos fortes e fracos, de forma adequada e abrangente, pode ser utilizada como subsídio para identificação das lacunas de gestão.

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