Entenda mais sobre o fundamento Adaptabilidade

O fundamento Adaptabilidade promove a conscientização e a preparação para gerir a mudança. O MEG mede não só a capacidade de adaptação, como também a sua execução no momento certo. A rapidez e a exequibilidade são conceitos importantes em um cenário de ciclos curtos, fato cada vez mais presente em diversos segmentos de negócios. Este fundamento é desdobrado em dois temas, que são:

  • I) Capacidade de mudar:

Beer e Nohria (2000) apontam que cerca de 70% das iniciativas de programas de mudança incorrem em falhas. Um dos principais motivos para a ocorrência deste problema é a falta do estabelecimento de uma metodologia que apoie todas as fases da mudança. Logo, a capacidade organizacional para a mudança se torna um fator crítico de sucesso para a adaptação quanto as novas tendências ou necessidades. Portanto, este tema considera processos que vão desde a indentifi­cação da necessidade da mudança à sua implantação.

  • II) Flexibilidade:

A razão para tantos esforços de mudança terem resistência ou resultarem em fracasso pode ser determinada pela inabilidade das organizações em criarem prontidão para mudança antes de empreenderem uma indução de mudança (Danna, 2012). Este tema considera a proatividade para a revisão das estratégias, metas, processos e produtos frente às transições de contexto.

Não é o mais forte que sobrevive. Nem o mais inteligente. Mas o que melhor se adapta às mudanças” Charles Darwin

PPQ - Programa Paraibano da Qualidade

Contatos

  • (83) 3244-1888
  • ppq@ppq.com.br
  • Av. Júlia Freire 1200 Sala 402
    Metropolitan Shopping Empresarial
    Expedicionários - João Pessoa - PB