Área Restrita

Cases

Softcom Tecnologia: 8 anos investindo em gestão

Atualizado em 26/03/2015 11:08

Em 1998 a tecnologia não era tão acessível como hoje, o computador era um artigo de luxo e os softwares muito caros. A maioria das empresas realizavam os seus controles por meio de planilhas ou documentos, o que não integrava a informação e não explorava todo o potencial que ela pode gerar a nível de resultados, controles e otimização de processos.

Atento ao mercado, o empresário Renato Rodrigues percebeu a oportunidade de informatizar micro e pequenas empresas, a ideia era criar um software com as características e o valor acessível a esse tipo de investimento, nasceu ai o produto Softcom. A princípio com um nome diferente, a empresa chamava-se “Sistemas Abertos” e pela escolha do nome não ter sido desenvolvida de forma trabalhada, as pessoas simplesmente chamavam de “Programa do Renato”.

Inicialmente a empresa funcionava em um quarto 3×3 na casa do empresário. “De 98 até 2003 eu trabalhava sozinho com o meu carro, meu notebook e na minha casa, cheguei a atender 250 empresas sozinho, eu já não conseguia estar no espaço tempo em todos os locais e foi ai que eu vi a dimensão que o meu negócio estava tomando e que havia a necessidade de contratar os primeiros colaboradores, ter as minhas primeiras experiências com pessoas. Tive boas experiências e aprendi muito sobre o valor intangível pessoas ao ponto que os primeiros contratados trabalham comigo até hoje”. Comenta Renato.

Em 2003 surge oficialmente a marca Softcom Tecnologia e a empresa passa por uma ampliação, saindo de um quarto na casa do proprietário para uma sala em um empresarial e posteriormente para a atual sede, bem mais ampla, fica localizada na Avenida Rio Grande do Sul, 1520 – Bairro dos Estados. Em 2007 são implementadas as primeiras metodologias da gestão da qualidade com o selo ISO 9001. “Eu sempre tive a visão de que uma empresa é reconhecida pela sociedade por sua cultura, mais do que nunca hoje grandes empresários afirmam isso e nós temos a cultura da qualidade como um forte valor da empresa. Como o PPQ é uma instituição que fortalece as ações e práticas não só para empresas, mas para a sociedade disseminando os conhecimentos do MEG, nós tivemos uma boa afinidade e temos uma parceria constituída desde 2010 com o programa, onde eu consigo constantemente fortalecer o pilar da qualidade dentro da organização. De modo geral já faz 8 (oito) anos que implementamos boas práticas e metodologias da gestão da qualidade e o ciclo ainda continua com o mesmo vigor, talvez  até com uma profundidade bem maior do que quando iniciamos em 2007.” Afirmou.

Atualmente a Softcom Tecnologia conta com 120 colaboradores distribuídos nas unidades de João Pessoa, Campina Grande e Recife, além de contar com 14 franquias que disseminam o modelo para outros mercados. Ganhou diversos prêmios de gestão como o MPE Brasil, três vezes o Prêmio Paraibano de Qualidade da Gestão, além de selos como a ISO e o MPS BR. “A primeira pontuação da Softcom no MPE Brasil foi em 2008 onde somamos 33 pontos, eu quase quis desistir. No ano seguinte ganhamos o MPE Brasil com 82 pontos. Depois participamos pela primeira vez do PPQG em 2010 e não ganhamos, tivemos 92 pontos. Em 2011 passamos a ter uma pontuação de 180 pontos. No nível bronze recebemos 360 e no último ano recebemos 370. Nossa expectativa é concorrer ao Prêmio Nacional da Qualidade, o reconhecimento é um estimulo interessante porque faz com que você esteja motivado e essa motivação é fundamental para o gestor porque ele precisa ser um multiplicador disso”.

No atual momento a Softcom está amplificando todos os seus sistemas de medição em parceria com o PPQ, visando o aumento do controle e dos resultados. “Os sistemas garantem a execução e a medição das práticas, apontam se você está no caminho certo, ao mesmo tempo em que permite a execução de ações de desvio caso não esteja, aumenta o comprometimento e envolvimento das pessoas, além de deixar claro qual é o objetivo de cada setor para com isso obter melhores resultados.”

Os desafios de uma empresa madura como a Softcom Tecnologia são contínuos e passam pela aderência ao planejamento e um desenvolvimento cada vez maior de uma cultura forte dentro da organização e para a sociedade. Para superar esses e outros desafios a Softcom Tecnologia pode contar com produtos e serviços do Programa Paraibano da Qualidade.

Fonte: Rafael Alexandre – Assessoria de comunicação do PPQ