Área Restrita

Destaques

Você sabe o que é gestão de risco e o que é necessário para implementá-la em sua empresa?

Atualizado em 30/01/2018 03:48

gestao-de-riscos

Fique atento!

Um plano para gerir possíveis crises em sua empresa é primordial para minimizar os acontecimentos e transformá-los em oportunidades. A gestão de riscos auxiliará na avaliação de como sua empresa está progredindo, viabilizando uma melhor percepção de planos a curto, médio e longo prazo. Esse planejamento estratégico pretende desta maneira evitar danos e otimizar também o capital das empresas, criando assim novas oportunidades para o negócio e valores necessários para o fortalecimento de suas decisões. Dessa forma e bem direcionada, a empresa estará valorizada no mercado em que atua, ganhando destaque dentre as concorrentes.

Por meio de proatividade e antevendo os riscos, os gestores estarão cientes da tomada de decisão necessária para conduzir a empresa por um novo caminho; agora pavimentado por estratégias que não afetarão sua credibilidade no mercado. Portanto, cada empresa deve possuir o próprio Plano de Gerenciamento de Riscos, já que cada uma possui particularidades.

Para criar o seu planejamento é necessário entender quais riscos a sua empresa corre. Conhecer a rotina dos processos da organização, realizando um mapeamento institucional e definindo suas prioridades. Os riscos podem ter efeito negativo e/ou positivo e são calculados a partir da probabilidade e do impacto que estes possivelmente causarão.

Risco = Probabilidade x Impacto.

Após a identificação dos eventos é preciso analisar os fatores encontrados em cada um e desta forma relacionar o custo-benefício dos riscos. Ao identificá-los, classifique-os em internos (financeiro, ambiental, social, tecnológico, conformidade) ou externos (macroeconômico, ambiental, social, tecnológico, legal, de acordo com os processos e eventos referentes a sua organização.

Após realizar a sua definição e classificação, as próximas etapas serão avaliá-los, mensurá-los e minimizá-los. Os riscos devem ser monitorados constantemente para que a gestão de riscos seja eficiente e a organização possua fluxo constante de suas atividades.

 

Com Ambra College

 

Equipe PPQ