Área Restrita

Destaques

Você faz uso do Planejamento Estratégico em sua organização?

Atualizado em 09/02/2018 02:25

Essa competência administrativa auxilia gestores a pensar a organização também a longo prazo. Conhecê-la pode fazer toda a diferença!

Planejar-se é necessário para que você não tenha que “apagar incêndios” posteriormente. Portanto, é preciso inicialmente elaborar suas metas, objetivos e valores. Saiba qual posicionamento terá sua empresa. Qual o seu propósito? Defina a cultura organizacional e construa sua identidade. Essa fase inicial definirá seus próximos passos; o futuro empresarial. A construção da missão, visão e valores são por vezes deixadas de lado e subvalorizadas. Com a definição de tais pontos, você terá consciência de quais caminhos tomar para atingir seus objetivos. Construa de maneira participativa, integrando seus colaboradores para que todos tenham esse conhecimento disseminado na organização. A construção participativa fará com que todos tenham um propósito em comum; ocasionando em uma maior dedicação de todos para a conquista de uma meta definida por todos. Faça uso dos meios disponíveis. A análise SWOT e o diagnóstico empresarial contribuirão no princípio dessa construção.

Elabore objetivos estratégicos, táticos e seus planos de ação. Trace metas reais e as acompanhe por meio de uma planilha de planejamento estratégico. As metas podem ser traçadas utilizando as metas SMART: específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais.

Com as metas definidas, deve-se ficar atento aos indicadores e por fim, apresenta-los à toda empresa para o seu alinhamento. Após esse direcionamento, execute o que foi planejado. Defina prioridades a serem concretizadas e inicie o trabalho. Porém, não esqueça de fazer a revisão do plano estratégico; uma vez que o planejado inicialmente pode seguir um rumo diferente no decorrer de suas implementações. A realidade é dinâmica!

 

E você, o que está esperando para pôr o planejamento estratégico em prática?