Área Restrita

Destaques

Saiba qual a importância da Comunicação Interna nas organizações

Atualizado em 27/03/2018 04:46

Nessa temática, o capital humano é um importante fator. Portanto, a comunicação com este também deve ser priorizada no ambiente corporativo. Mas você sabe quais são os benefícios e a influência da Comunicação Interna nos negócios?

A Comunicação Interna pode ocorrer de maneira vertical (chefe e subordinado) ou horizontal (mesmo nível hierárquico), e objetiva propagar informações importantes, relevantes entre os componentes da organização. Tais informações podem ser relacionadas acerca de comportamentos, missão, visão e valores da instituição e também estratégias da organização, objetivando o engajamento da equipe. Para que a comunicação interna seja estabelecida de maneira eficaz, é necessário que os colaboradores sejam ouvidos e feedbacks contínuos sejam realizados entre todos.

Os benefícios de uma endocomunicação estão relacionados com: alinhamento da equipe de trabalho, valorização dos colaboradores, aumento da competitividade da empresa, evita rumores e boatos e integra novos colaboradores visando a melhoria organizacional do ambiente de trabalho.

Para manter uma comunicação interna eficiente e eficaz, é preciso manter a qualidade da comunicação, para que os resultados obtidos estejam alinhados com o que foi pensado. Portanto, fatores como engajamento da alta cúpula da organização, uso de novas tecnologias e transparência no que está sendo proposto contribuirão para uma cultura organizacional correspondente com os valores da empresa, atraindo melhores resultados.