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Cinco maneiras de garantir a gestão para excelência

Atualizado em 16/08/2016 01:57

via FNQ

Embora existam vários critérios que caracterizam uma boa gestão, é fundamental garantir que os objetivos e os processos adotados estejam bem alinhados entre as pessoas e a sociedade para garantir a excelência das atividades.

Para implementar melhorias, no entanto, não é preciso reinventar a roda. Pelo contrário, é essencial dedicar tempo e investir em temas gerenciais básicos, como liderança, gestão de pessoas e avaliação de resultados.

Pensando nisso, separamos cinco dicas para garantir a gestão para excelência. Confira:

 

Planeje as suas estratégias

A maior dificuldade dos gestores está na organização e no gerenciamento das atividades do dia a dia. Por isso, o momento de planejamento estratégico é uma oportunidade de reavaliar os objetivos da organização, de determinar metas e de alinhar as demandas em relação às pessoas.

“Com base nas estratégias definidas no planejamento e no compromisso com as pessoas e com a sociedade, a organização passa a determinar os melhores processos para transformar os recursos disponíveis em valor”, afirma Jairo Martins, presidente executivo da FNQ.

Portanto, é esperado que os gestores, e não os colaboradores, planifiquem e decidam as prioridades das atividades realizadas por suas equipes. “É dever da liderança integrar as informações e organizar a rotina de trabalho de seus colaboradores de forma objetiva e eficiente”, explica Maria Cristina Costa, instrutora e especialista da Fundação.

Invista na formação de líderes 

“Um bom líder toma decisões assertivas, atua de forma transformadora e é capaz de conduzir processos e gerar valor para a organização e para as pessoas”, ressalta Jairo. Para chegar à gestão para excelência, no entanto, é preciso investir no desenvolvimento e na formação de líderes capacitados, que levem a empresa ao máximo desempenho de suas atividades.

“É importante que o gestor seja um exemplo a ser seguido, alguém que tenha uma boa comunicação com os colaboradores e que conheça o propósito e os objetivos da organização”, pontua o presidente executivo da FNQ.

Utilize as ferramentas disponíveis para alcançar objetivos

O desenvolvimento de uma visão geral e inter-relacionada sobre as metodologias que podem auxiliar a gestão de uma organização é o ponto de partida para cumprir com os objetivos previstos no planejamento estratégico.

É importante que o gestor faça um estudo para identificar os elementos fundamentais de seu modelo de negócio. Com isso em mente, ele pode aplicar, da melhor maneira, o conjunto de ferramentas que se adequa às necessidades e às estruturas de seu sistema de gestão.

Fortaleça o relacionamento com os colaboradores

Envolver os colaboradores na estruturação de processos e na implementação de melhorias no modelo de gestão é substancial para o desenvolvimento e o amadurecimento de uma organização. “Eles são os primeiros a identificar o que funciona ou não nas operações diárias”, afirma Luiz Eduardo Teixeira Malta, coordenador de projetos da FNQ.

Ao fortalecer o relacionamento com as pessoas, os gestores motivam a participação e engajam seus colaboradores na tomada de decisões da organização. “Dessa forma, eles deixam de ser apenas aqueles que recebem e executam as ordens e passam a contribuir com o planejamento estratégico da empresa de forma mais engajada e inovadora”, comenta Luiz.

 

Faça uma avaliação da gestão e de seus resultados 

Ter problemas faz parte do gerenciamento de uma organização, afinal, não existem empresas perfeitas no mercado. Sempre há uma melhoria a ser feita e uma questão a ser resolvida.

 

O segredo do sucesso está na capacidade de avaliar o modelo de gestão, identificar problemas e encontrar soluções para resolvê-los. “Com a avaliação e a análise dos resultados em mãos, o gestor saberá exatamente o que dá certo dentro da sua organização e quais são os pontos que precisam ser melhorados”, comenta o coordenador de projetos. “Com esses dados em mãos, ele pode construir um plano de ação de curto, médio e longo prazo e investir no amadurecimento de seu negócio”, complementa Luiz Malta.


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